Livro “O Poder do Agora” – Eckhart Tolle

Publicado pela Editora Sextante em 2002, o livro “O Poder do Agora”, é um daqueles que faz o leitor pensar: “Poxa! Como  não li isso antes?”. Foi exatamente isso que pensei ao finalizar a leitura.

O livro fez um grande sucesso nos Estado Unidos ao ser divulgado pela apresentadora Oprah Winfrey em seu programa de TV em meados de 2008. A partir daí, o escritor alemão Eckhart Tolle ganhou notoriedade.

Tive acesso a um outro livro do autor intitulado “O Despertar de uma Nova Consciência” uns anos atrás. Foi a partir desta primeira leitura do Eckhart Tolle que cheguei ao “Poder do Agora”. Posso afirmar sem medo de parecer exagerada ou piegas: ESTE LIVRO MUDOU A MINHA VIDA! Isto ocorreu quando pude perceber que a minha mente estava sempre relembrando o passado ou ansiando pelo futuro. Passava pouco tempo de qualidade vivendo inteiramente o momento PRESENTE. Hoje, quando me vejo nesse estado de lembranças do que passou ou preocupação com o “por vir” eu logo consigo me analisar e mudar o rumo dos meus pensamentos. E isso é incrivelmente libertador!

O leitor que se propor a grifar as frases mais importantes ficará um pouco frustrado. É que tudo ali é importante. Toda frase teve um efeito impactante para minha visão de mundo. Cada pequena frase me mudou de maneira singular.

poder2

“O Poder do Agora” é escrito no formato de pergunas e respostas. Outros escritores como Deepak Chopra, Dalai Lama, Jean-Yves Leloup, entre outros, têm livros escritos neste mesmo estilo. Às vezes, temos a impressão de estarmos batendo um papo íntimo com o autor, como se ele fosse um sábio amigo nos ensinando que há um outro caminho mais feliz e mais inteligente para se viver: o AGORA!

Logo na introdução do livro, o autor nos conta que aos 29 anos, depois de vários episódios depressivos, passou por uma profunda transformação espiritual, dissolveu sua antiga identidade e mudou o curso de sua vida. Os anos seguintes foram dedicados ao entendimento, integração e aprofundamento desta transformação, que marcou o início de uma intensa jornada interior.

Este é, sem dúvida, um livro inspirador. Quando damos real significado ao momento presente, uma nova percepção da realidade surge: uma realidade muito mais tranquila, profunda e prazerosa, apesar dos problemas diários.

Trecho de O Poder do Agora, de Eckhart Tolle

VOCÊ NÃO É A SUA MENTE

Por mais de trinta anos um mendigo ficou sentado no mesmo lugar, debaixo de uma marquise. Até que um dia, uma conversa com um estranho mudou sua vida:

– Tem um trocadinho aí pra mim, moço? – murmurou, estendendo mecanicamente seu velho boné.

– Não, não tenho – disse o estranho. – O que tem nesse baú debaixo de você?

– Nada, isso aqui é só uma caixa velha. Já nem sei há quanto tempo sento em cima dela.

– Nunca olhou o que tem dentro? – perguntou o estranho.

– Não – respondeu. – Para quê? Não tem nada aqui não!

– Dá uma olhada dentro – insistiu o estranho, antes de ir embora .

O mendigo resolveu abrir a caixa. Teve que fazer força para levantar a tampa e mal conseguiu acreditar ao ver que o velho caixote estava cheio de ouro.

Eu sou o estranho sem nada para dar, que está lhe dizendo para olhar para dentro. Não de uma caixa, mas sim de você mesmo. Imagino que você esteja pensando indignado: “Mas eu não sou um mendigo!”

Infelizmente, todos que ainda não encontraram a verdadeira riqueza – a radiante alegria do Ser e uma paz inabalável – são mendigos, mesmo que possuam bens e riqueza material. Buscam, do lado de fora, migalhas de prazer, aprovação, segurança ou amor, embora tenham um tesouro guardado dentro de si, que não só contém tudo isso, como é infinitamente maior do que qualquer coisa oferecida pelo mundo.

Curta e/ou Compartilhe.

Lu Ramos Author

Comments

    Vanessa Ferreira

    (11/08/2016 - 18:28)

    Comecei a ler a pouco tempo, estou confiante que mudancas ingriveis em minha vida aconteceram, ja venho trabalhando para que aconteça, nao quero ser mais a mesma pessoa que era ano passado, mês passado, e semana passada, quero ser melhor que eu mesma todos os dias. E ter de volta a minha assencia e sorrir com os olhos.??

    Gratidao???.

      Luciana Ramos

      (15/08/2016 - 11:56)

      Que lindo, Vanessa! Começar meu dia lendo um depoimento cheio de esperança, gratidão e foco em melhorias. Vamos lá, querida. É uma busca diária ´por autoconhecimento. Beijo em seu coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *