Livro: “A dieta da Mente” – David Perlmutter

dieta da mente

 

Tendo que conviver com a doença neurológica da minha mãe com apenas 58 anos (ela está com uma grave demência/atrofia cognitiva), percebo que seu estado atual é um misto de três coisas: 1) tendência genética + 2) hábitos de vida inadequados (sono, alimentação e exercício) + 3) total descaso, desinformação e incompetência dos médicos que a acompanham. Este último item é o mais importante, pois o “tratamento” dela a está piorando com bastante rapidez.

A medicina hoje virou um grande negócio, financiada pelas poderosas indústrias farmacêutica e alimentícia. São poucos os médicos com integridade pessoal e ética profissional para não se deixarem dominar por esta sujeira toda. Uns o fazem por simples ignorância; outros, por má fé. Os dois casos são tristes de se ver. Afinal, são médicos piorando a saúde de seus próprios pacientes.

A grande verdade é que o CAPITAL comanda tudo em nossas vidas, desde à política ao grande “mercado da saúde” (que mais parece o “mercado da doença”).

Aproveito o tema para falar sobre o livro “A Dieta da Mente” que trata sobre alguns mitos da alimentação moderna, especialmente no tocante ao COLESTEROL e à grande loucura de se tomar as famigeradas ESTATINAS. Este livro aborda também outros temas importantes sobre nutrição, como os malefícios dos carboidratos e dos grãos (mesmo os integrais), com destaque para os perigos do gúten.

O neurologista norte-americano David Perlmutter escreveu um livro técnico com uma linguagem bastante simples e acessível ao público leigo. A leitura flui muito bem e ao conclui-la, você pode ficar com a leve impressão de saber mais sobre nutrição humana do que a maioria dos médicos de nosso país.

O livro, lançado em 2014 pela Editora Paralela, traz inúmeras pesquisas científicas que embasam a teoria do autor. É uma leitura muito gostosa e repleta de informações importantes sobre saúde e doença. É, também, um dos poucos livros que abordam este tema em lingua portuguesa. A vanguarda das informações médicas/nutricionais de peso estão, ainda, em lingua inglesa. Isso é fato!

Uma última dica: PREOCUPADO COM O SEU COLESTEROL? PREOCUPE-SE SE O SEU ESTIVER BAIXO DEMAIS (especialmente se estiver baixo devido ao uso de alguma estatina). Elas poderão deixá-lo com lapsos de memória (progredindo para uma futura demência), com dores de cabeça, dores pelo corpo e envelhecer você antes do tempo.

 

Curta e/ou Compartilhe.

Lu Ramos Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *