Conheça os Benefícios do Muay Thai para as Mulheres

 

muay thai 1

 

O Muay Thai é uma arte marcial tailandesa que utiliza como mecanismos de defesa e de ataque os punhos, cotovelos, joelhos e canelas. É por isso que é mundialmente conhecida como “a arte das oito armas”.

A prática tem ganhado cada vez mais adeptos e vem conquistando muitas mulheres com chegam às academias e centros de treinamento com o objetivo de enxugar alguns quilinhos, diminuir percentual de gordura e ganhar massa muscular.

Os treinos são intensos e combinam exercícios de força, aeróbicos, flexões e abdominais. O resultado são músculos mais definidos e um corpo mais retilíneo.

No entanto, os benefícios não se restringem à perda de peso e ao condicionamento físico. Veja abaixo o que o Muay Thai pode fazer por nós, mulheres:

DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE

Acredite: após uma aula, você deixa seu estresse no tatame. Os socos, chutes e joelhadas são uma maneira eficaz de aliviar a tensão e esquecer um pouco dos problemas. O foco no treino contribui para uma sensação de bem-estar e prazer.

SONO DE MAIS QUALIDADE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Seu corpo vai precisar repor as energias gastas. Portanto, você terá um sono mais profundo, o que auxilia no metabolismo de gorduras e toxinas, fortalece o sistema imunológico e aumenta a disposição durante o dia. A prática aliada a uma alimentação saudável será um diferencial na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas respiratórios, osteoporose e obesidade.

MAIOR CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO

Como qualquer arte marcial, um pequeno descuido pode significar um nocaute ou um machucado. É imprescindível prestar atenção aos seus movimentos e aos do oponente, e manter-se em posição defensiva, mesmo durante o ataque. Com o passar do tempo, a concentração no momento presente e a memorização das sequências dos movimentos será capaz de deixar a sua memória mais afiada.

MELHORIA DA POSTURA

O Muay Thai trabalha bastante o core, grupo de músculos situados no abdome, responsável por sustentar a coluna vertebral. O resultado é uma melhora visível na postura.

FORTALECIMENTO DO TRONCO E MAIOR MOBILIDADE DO QUADRIL

A prática do Muay Thai, no giro de quadril e no posicionamento para combate, exige uma distribuição de peso e rotações diversas para que o golpe seja aplicado com eficiência. Isso vai fortalecer seu tronco consideravelmente. Treinando chutes, joelhadas e esquivas, o quadril fica mais solto e isso evitará as dores que o avanço da idade quase sempre traz.

MELHORIA DA COORDENAÇÃO MOTORA

O treinamento com os dois lados do corpo desenvolve o senso de equilíbrio e a coordenação motora. No decorrer do treino, o praticante desenvolve técnicas de defesa e ataque com o seu lado não dominante, usando a parte “mais fraca” do corpo, o que contribui para um equilíbrio corporal.

AUMENTO DA FLEXIBILIDADE

Os exercícios do treino de Muay Thai ajudam na melhoria da elasticidade dos tendões e músculos. Os flexores e extensores dos quadris também melhoram, ficando mais fácil, com o avanço da prática, acertar chutes mais altos, melhorando a sua flexibilidade como um todo.

MAIOR FORÇA E AGILIDADE

No treinamento, é comum realizar exercícios com o peso do próprio corpo e exercícios que visam melhorar a força e a resistência muscular. Quando é chegada a hora de treinar com as luvas, contra um colega oponente, a sua agilidade vai sendo lapidada cada vez mais.

AUMENTO DA CAPACIDADE CARDIORESPIRATÓRIA

A prática do Muay Thai eleva o metabolismo, fazendo com que a queima de energia seja maior, e faz com que o coração bombeie mais sangue para nutrir e oxigenar os músculos que estão sendo solicitados e fadigados. Durante o treino, a respiração melhora, fazendo com que a praticante aumente seu fôlego e melhore seu condicionamento cardiorespiratório.

EMAGRECIMENTO E QUEIMA DE GORDURA

Uma aula de Muay Thai pode queimar de 500 a 1.500 calorias, a depender do ritmo da prática, contribuindo para a queima de gordura e a perda de peso.

DEFINIÇAO MUSCULAR

Ao aumentar a queima calórica e favorecer o emagrecimento, a praticante se beneficia dos exercícios que trabalham a resistência do músculo. É que, com pouca gordura, os músculos ficam mais visíveis e torneados.

AUMENTO DA AUTOESTIMA

Com a prática do Muay Thai, você passa a ter mais confiança e segurança em si, sente-se mais disposta a encarar os problemas e adquire mais garra para vencer os desafios diários que a vida nos impõe. Você se liberta de estereótipos e preconceitos, e percebe que é capaz de fazer qualquer coisa, desde que tenha disciplina.

E como diz um amigo meu: lugar de mulher é onde ela quiser! Inclusive, no tatame.

DEFESA PESSOAL

Se necessário, você saberá se defender de um ataque de algum homem ou mulher que queira lhe fazer mal.

E aí? Ficou animada para experimentar?

Deixe aqui o seu comentário e/ou compartilhe este post.

Lu Ramos

Curta e/ou Compartilhe.

Lu Ramos Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *